terça-feira, 22 de novembro de 2011

The Help



Dos melhores filmes que vi nos últimos tempos.


A minha mãe sempre me ensinou a ver toda a gente como igual, mesmo que trabalhassem para nós. Todos têm uma vida e um trabalho para fazer e há que o respeitar. É certo que o filme retrata mais a questão do racismo, mas não consegui evitar lembrar-me de todas aquelas pessoas que tratam mal quem os está a servir, simplesmente porque se consideram superiores. Quantos milhões de pessoas são arrogantes ao ponto de sentarem num restaurante e assumirem que têm um escravo à sua disposição. Ninguém é obrigado a ser simpático e a sorrir para toda a gente, mas a boa educação exige o "por favor" e o "obrigado". Todos os trabalhos têm regras e essas regras têm de ser obedecidas e respeitadas. Se a cozinha fecha às onze, fecha às onze, os desgraçados dos cozinheiros estão lá desde manhã, também merecem descanso. Se é proibido ter o telemóvel ligado, é para ter o telemóvel desligado. Se se tem de tirar os sapatos no raio x, tem de se tirar os sapatos no raio x. Ninguém se pode considerar mais esperto que os outros, que cada um sabe do seu trabalho. Mil coisinhas que vejo acontecer todos os dias e acho desrespeitosas. Não foi assim que fui educada, e choca-me ver episódios destes todos os dias. Quase que me envergonha, quando é um colega ou um amigo que comete estas atrocidades. Enfim, podia escrever tanto sobre este assunto, mas o essencial é "se queres ser respeitado, respeita". Tudo o que se dá, recebe-se em troca.

1 Comment:

  1. Luciana said...
    Se alguma vez eu for mal educada, dá-me na cabeça que é porque mereço.

Post a Comment