quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sobre a greve

E pergunto eu: qual é o trabalhador que no seu perfeito juízo aceita trabalhar mais sem receber nada em troca? Nada? Nadica? Só uma pessoa muito altruísta que pensa muito no bem da empresa, que vê que o negócio está mau, que é preciso ajudar o patrão que, coitado, faz o melhor que pode para ajudar a manter os postos de trabalho de todos. Então e os trabalhadores de uma empresa que dá lucro, algumas vezes distribuídos por outros que não eles, em que o patrão ganha mais que o presidente da republica, em que se criam departamentos novos inúteis para dar um emprego ao primo do amigo? Ah, mas é o estado que obriga a cortar nos custos? Então e os voos novos que obrigaram a esta decisão de aumentar a carga de trabalho apenas a uma classe de trabalhadores, não pesam no lado dos lucros? Então e que tal ter formado pessoal novo, dar trabalho aos desempregados e ajudar a baixar a taxa de desemprego? Não me digam que o estado também não deixa admitir pessoal. E depois admiram-se que haja greve, "uma greve irresponsável, que vai dar prejuízos de milhões", dizem. A nossa greve de pessoal de cabine vai dar prejuízo de milhões, porque aqui há um tempo falou-se numa greve dos pilotos "por tempo indeterminado" a partir do dia 1 de Julho, e essa não ia dar prejuízo nenhum. Pois não, o pessoal de cabine é o mau da fita. É o pessoal de cabine que está sempre de férias, que não faz nada, só passeia de um lado para o outro, dizem eles. Não sabem que é o pessoal de cabine que fica com varizes de estar tanto tempo de pé, que é o pessoal de cabine que almoça às 4 da tarde, porque o serviço ao passageiro está primeiro. É o pessoal de cabine que dá o iogurte e a fruta da sua refeição à mãe desnaturada que não pensou em trazer comida para o seu filho. É o pessoal de cabine que carrega a mala da velhota que precisa de ajuda, e que se for preciso ainda a ajuda a ir à casa de banho com direito a ajudá-la a sentar na sanita e vestir-lhe as cuecas. É o pessoal de cabine que limpa o vomitado do passageiro mal disposto que não tem outro lugar onde se sentar. É o pessoal de cabine que tem de empurrar trolleys carregados de bebidas com as rodas empenadas. É o pessoal de cabine que se queima com o rebentamento dos pacotes de café. É o pessoal de cabine que bate com a cabeça no tecto, porque ouve uma turbulência inesperada e se estavam a fazer as preparações para o serviço. E tantas coisas que fazem de nós bruxos, maus da fita, porque a empresa é tão boa, tem tantos benefícios, paga sempre a horas, e não vamos esquecer o facto de nos ter dado o emprego precioso, aquele que fomos nós que escolhemos. Mas é uma empresa que discrimina uma classe inteira, aquela classe que dá a cara por todos aqueles empregos sentados à secretária que estão por detrás de um bilhete de avião, que ouve a reclamação de um passageiro por algum erro feito noutro departamento e a acata como sua, porque afinal somos todos da mesma família. Mas como em todas as famílias, uns são filhos, os outros enteados. E se há coisas que me irritam é que tentem passar uma imagem errada pelos media, para tentar atribuir o erro a quem não tem culpa. Espero que a coisa se resolva antes de haver greve, mas se não acontecer, é bem feito. E não me venham com conversas de que a culpa é do pessoal de cabine PORQUE NÃO É e a minha consciência está tranquila.

4 Comments:

  1. Cristiana said...
    Podias aumentar a letra do teu blog. Não está nada fácil de ler.
    Ok
    Não acredito que a culpa do prejuizo da TAP, seja do pessoal de cabine, é de todos, e é estupido estar a financiar com os nossos descontos os prejuizos que a empresa dá.
    Será que ninguém consegue gerir uma empresa que tenha dinheiros publicos sem prejuizo.
    P said...
    O mal é que há muita gente que pensa assim e é errado. A TAP não recebe dinheiro do estado há mais de 5 anos por ordem da UE. Não somos nenhum BPN. Mas há muita gente que pensa que paga os nossos ordenados.
    Isa David said...
    obrigada P
    Anónimo said...
    Olá gostaria de trabalhar como assistente de bordo e queria saber quais, na tua opinião visto que trabalhas na área, são as características hoje em dia essenciais para entrar na companhia de aviação de que aqui falas.

    Obrigada!

Post a Comment