domingo, 23 de outubro de 2011

Accra

Estou em Accra, no Gana. Onde? Pergunta a Cátia da Casa dos Segredos. Ali no corno do continente africano?
Tenho pouca experiência com o continente africano. Estreei-me no início do mês com a ida a Cabo Verde e isso foi coisa de resort, não se pode comparar com o andar no meio dos nativos. Foi o que fiz desta vez, eu e a tripulação inteira.
Começámos por sair na noite em que chegámos. A maior parte dos colegas já era experiente nestas andanças e sabia exactamente onde ir. Geralmente torço o nariz a sair à noite quando sei que me espera uma acordar cedo no dia seguinte e um dia de praia, mas não é todos os dias que se vem ao Gana, e fui ver como era. Uma coisa é certa: gostam todos de dançar. Não havia um pézinho parado. As moças andam de saltos altos stiletto, que me faziam confusão só de ver como se equilibravam com aquele movimento todo, e uns microvestidos que terminavam mesmo abaixo do rabo. (E eu vestida à safari com umas sapatilhas Merrel nos pés que mais parecia que ia para as obras...)  Os rapazes, meio atrevidotes, a querer dançar "à africana", que é como quem diz coladinho, mas boas ondas, percebiam onde não eram  queridos.
Chegámos às 5 da manhã ao hotel e eu, arrependidíssima de ter ido, porque se há coisa que priveligio é o meu sono, e esse ia ficar seriamente prejudicado.
Hoje, 9 da manhã e de pé para seguir para a praia. Deu para ver a cidade, uma cidade muito diferente do nosso conceito. Prédios são poucos, muitos bairros habitacionais, nenhuma "baixa", e uma avenida enorme de barracas onde se vende de tudo na rua. Vendedores ambulantes é o mais normal. Andam no meio da estrada com sacos enormes na cabeça e a melhor postura já alguma vez vista, a vender pelas janelas dos carros. Água, sumos, bolachas, pastilhas elásticas, grandes inhames. O que for. Gente branca nesta avenida, acho que só mesmo nós.
A condução dos locais é de loucos, em vez de pisca quando ultrapassam buzinam e mandam-se para a frente uns dos outros à maluca. A estrada que nos levava à praia, Bojo Beach, estende-se por uns 5 km de terra batida e mais de 20 000 buracos. É sem dúvida o pesadelo de qualquer condutor.
E depois chegamos à praia. Uma maravilha. Um mar quentinho. Uma temperatura perfeita.
Amanhã há mais que isto já se está a alongar e a ficar chato.

3 Comments:

  1. Luciana said...
    Por aqui está vento e chuva. Aproveita enquanto podes!
    Anónimo said...
    Não consigo perceber se estás a gozar ou não, mas o Ghana não tem nada a ver com o corno de África ;)
    P said...
    Sim, falhou-me a pontuação. Já foi corrigido.

Post a Comment