sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Olhos do coração


Estava a deixar um comentário num dos blogs aqui ao lado, quando me de repente me apanho a escrever uma frasesinha que sem querer fez todo o sentido para mim. Já devo ter lido sobre isto em algum lado, deve até haver um ditado popular sobre o assunto, ou uma história da carochinha, mas o certo é que, no momento, foi como se tivesse feito luz no meu cérebro e tivesse descoberto a cura para a sida. E que frase foi essa? Que pérola saiu destes rios de areia?

Talvez a beleza das pessoas esteja nos olhos de quem as vê, e não na pessoa em si.

Cá está a última verdade do universo. Como negá-lo? Como refutá-lo? Não se diz já que o amor é cego? Não nos apanhámos já a dizer “não sei como é que ela gosta dele, é horroroso”. É que mesmo a pessoa mais estúpida e idiota tem alguém que gosta dela e a acha a mais bonita do mundo. Perguntem às mulheres do Bin Laden o que pensam dele e devem ter resposta como “ui, aquela barba é um sonho, aqueles olhos são tão lindos.”
Porque quando estamos de fora e não conhecemos, vemos um todo, um corpo, uma roupa, uma cara diferente. Mais perto vemos um gesto, um sorriso. Com uma lupa vemos um sinalzinho giro, uma covinha na cara, uma palavra sempre disponível, uma mão sempre estendida. E aí achamos que é a pessoa mais bonita do mundo. Mas a pessoa, o ser em si é sempre o mesmo. Pode até ser pior cás cobras para o resto do mundo. Para nós é o mister universo.
Isto também tem a ver com amigos, não é só com amores. Quantas vezes saltamos em defesa de alguém que nos é querido, e ficamos ao seu lado com unhas e dentes, se algum espertinho se lembra de dizer mal dele à nossa frente, mesmo que nos diga que lhe bateu, que o roubou? Não nos saímos logo com um "devias estar a merecer" ou "se calhar precisava, coitado"?
Conhecer uma pessoa e gostar dela, mesmo nos seus defeitos, é ficar enfeitiçado. Até que o feitiço se quebre... Às vezes temos de lavar os olhos mais vezes, ou fazer consultas no oftamologista mais frequentemente.

Acordei cedo demais. A cabeça ainda não está a 100% e deu-me para isto. Divagar logo pela manhã...

2 Comments:

  1. Anónimo said...
    Mas continua a divagar, que divagas muito bem.

    ;)

    Beijinhos
    R
    Clara del Valle said...
    poizé, inegável msm...rs

Post a Comment